saúde pública
SAÚDE PÚBLICA
Conceito:
É ciência e a arte de prevenir doenças, prolongar a vida e promover a saúde física e a eficiência do indivíduo, através de esforços organizados da comunidade, visando o saneamento do meio, o combate as doenças transmissíveis que ameaçam a coletividade, o ensino dos princípios da higiene individual, organização dos serviços médicos e de enfermagem para o diagnóstico precoce, tratamento preventivo e estabelecimento de condições sociais que assegurem cada membro da comunidade um nível de vida favorável a manutenção da saúde.
Objetivos:
Promoção, proteção e recuperação da saúde da comunidade.
Histórico:
As políticas públicas de saúde começaram a surgir no Brasil no início do século XX , através da sistematização das práticas sanitárias com o objetivo de sanar os problemas oriundos do processo de industrialização e expansão comercial e do aumento da população urbana decorrente do processo imigratório acelerado.
As cidades portuárias apresentavam-se como as áreas de maior risco, com a eminência de doenças como a peste, a febre amarela e consequentemente a proibição de aportar seus navios em outros países devido a essas endemias. Toda essa situação gerou uma preocupação em se definir estratégias para melhorar as condições sanitárias dos portos e das cidades. O projeto proposto continha ações voltadas para a promoção e proteção da saúde individual e coletiva.
As ações de Saúde Pública nessa época foram direcionadas para a criação de grandes campanhas como a vacinação em massa da população com o objetivo de controle da salubridade local. Esse modelo ficou conhecido como campanhista, sendo o cientista Osvaldo Cruz uma importante figura desse período, pois ajudou a criar e organizar instituições de higiene e saúde no Brasil. A partir de então, a Saúde Pública vai se configurando e se solidificando como uma política nacional de saúde.
Na década de 70 teve início o processo conhecido como Reforma