teoria comportamental
1. INTRODUÇÃO
A Teoria Comportamental da Administração tem por objetivo introduzir uma nova direção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: estudando o comportamento, a motivação humana e as suas necessidades básicas, definindo estilos de administração, tendo por característica as organizações como sistemas sociais cooperativos e sistemas de decisões ( Soto, 2002).
Na motivação humana entra a hierarquia das necessidades humanas que são: necessidades fisiológicas, segurança, sociais, estima e de auto-realização, que podem ser classificadas em primarias e secundarias. E tem como aspectos o estado de satisfação e insatisfação das pessoas.
Estilo de administração está condicionado pelos estilos com que o administrador dirige a organização onde há pressuposições da teoria x: as pessoas precisam ser controladas e dirigidas e já na pressuposições da teoria y: as pessoas são criativas e competentes.
Na teoria dos processos decisórios em todas as situações as pessoas continuamente estão tomando decisões (processo de análise e escolha), relacionados ou não com o seu trabalho. Em decorrência da teoria das decisões Simon salienta que o processo decisorial começa com o individuo e permite-lhe solucionar problemas ou defrontar-se com situações.
O homem administrativo procura a maneira satisfatória e não a melhor maneira de fazer um trabalho. O comportamento organizacional estuda o funcionamento e a dinâmica das organizações nos grupos e nos indivíduos que se comportam dentro delas ,conflitos entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais e as da organização é imensa, a vida e os objetivos de ambos estão inseparavelmente entrelaçados.
Teoria comportamental da administração trouxe uma nova direção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento, o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores. (Teoria clássica, Teoria das relações humanas e