BDOO
Banco de dados são softwares que tem como funcionalidade principal armazenar dados específicos onde serão obtidas informações para determinada ação. Hoje os bancos de dados mais utilizados são os relacionais, no qual todos os dados são armazenados em tabelas que se relacionam umas com as outras, porem, a necessidade de se trabalhar com aplicações mais complexas, levou a evolução dos bdoo’s (bancos de dados orientados a Objeto), onde os dados são armazenados na forma de objetos. Este artigo pretende mostrar algumas das funcionalidades de um Banco de Dados Orientado a Objeto, suas principais características, a facilidade de se trabalhar com as LPOO’s (Linguagens de Programação Orientadas a Objeto), vantagens e desvantagens dessa nova tecnologia.
Como surgiram os BDOO’s?
O desenvolvimento dos Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados Orientado a Objetos (SGBDOO) teve origem na combinação de idéias dos modelos de dados tradicionais e de linguagens de programação orientada a objetos. No SGBDOO, a noção de objeto é usada no nível lógico e possui características não encontradas nas linguagens de programação tradicionais, como operadores de manipulação de estruturas, gerenciamento de armazenamento, tratamento de integridade e persistência dos dados.Os modelos de dados orientados a objetos tem um papel importante nos SGBDs porque são mais adequados para o tratamento de objetos complexos (textos, gráficos, imagens)e dinâmicos (programas, simulações), por possuírem maior naturalidade conceitual e,finalmente, por estarem em harmonia com fortes tendências em linguagens de programação e engenharia de software. A junção entre as linguagens de programação e banco de dados é um dos problemas que estão sendo tratados de forma mais adequada no contexto de orientação a objetos.
Em que são utilizados os BDOO’s
Objetos complexos
Os objetos complexos são formados por construtores (conjuntos, listas, tuplas, registros, coleções, arrays) aplicados a objetos simples