Relevo
O que é? Tipos de Relevo: Planalto; Planícies; Montanhas; Serras; Morro ou Colina; Depressões; Vales; Ilha.
Relevo
O que é? Podemos definir relevo de varias formas e maneiras: O relevo é aquilo que se salienta, é aquilo que se sobressai numa superfície. Podemos ver um exemplo simples de relevo em objetos como, por exemplo, uma moeda ou numa medalha. O relevo em objetos é usado para destacar certos detalhes para que apareçam de forma especial. Nestes termos, podemos ainda especificar como relevo as formas de superfície do planeta que podem perfeitamente ser influenciadas por agentes internos ou externos. Explicando melhor, relevo é um conjunto de formas.Definimos também como relevo um conjunto de saliências da superfície da Terra, como por exemplo, uma cadeia de montanhas.O relevo pode ser apreciado desde o fundo do oceano passando por terras emersas.
Tipos de Relevo:
Planalto:
Os planaltos, são áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. Os planaltos são originários das erosões provocadas por água ou vento.
Exemplo: Planalto Central no Brasil, localizado em território dos estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Planícies:
É uma área geográfica caracterizada por superfície relativamente. São encontradas, na maioria das vezes, em regiões de baixas altitudes. As planícies são formadas por rochas sedimentares. Nestas áreas, ocorre o acúmulo de sedimentos.
Exemplos: Planície Litorânea, Planície Amazônica e Planície do Pantanal.
Morro ou Colina: Morro ou colina é um acidente geográfico constituído por pequenas elevaçoes de terreno com decline suave.
A distinção entre um morro e uma montanha é pouco precisa e muito subjectiva. Considera-se em geral que um morro é mais baixo e menos ingrime que uma montanha.
Serras:
Serras são terrenos acidentados com fortes níveis, frequentemente aplicados a escarpas assimétricas,