teoria comportamental
Este trabalho tem por objetivo resumir a Teoria Comportamental da administração enfatizando suas características e definições.
INTRODUÇÃO
Teoria Behaviorista mais conhecida como Teoria Comportamental da administração, trouxe uma nova direção dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento, o abandono das posições normativas e prescritas das teorias anteriores, como a Teoria Clássica, Teoria das Relações Humanas e Teoria Burocrática e a adoção de posições explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro do contexto organizacional mais amplo.
A mesma teve seu início com Herbet Alexander Simon e Douglas McGregor. E dentro do campo da motivação temos Abraham Maslow, Frederick Herzberg e David McClelland surgindo no final da década de 40.
ORIGENS DA TEORIA COMPORTAMENTAL
As origens da Teoria Comportamental da Administração são as seguintes:
1) A oposição da Teoria das Relações Humanas em relação à Teoria Clássica originou a Teoria Comportamental.
2) A Teoria Comportamental representa o desdobramento da Teoria das Relações Humanas.
3) A teoria Comportamental posicionasse criticamente em relação a Teoria Clássica.
4) Com a Teoria Comportamental deu se a incorporação da Sociologia da Burocracia, aplicando o campo da Teoria Administrativa.
5) Em 1947 surge um livro que marca o início da Teoria Comportamental na administração. É um ataque aos princípios da teoria Clássica e a aceitação das principais ideias da Teoria das Relações Humanas.
A MOTIVAÇÃO HUMANA
Os autores behavioristas verificaram que o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano e utilizar a motivação como grande meio para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações.
Hierarquia das Necessidades de Maslow