economia politica
1º Quais os fatores originários da produção?
Em termos clássicos, os fatores de produção eram definidos apenas como: Capital, Terra e Trabalho, atualmente o aparecimento de uma nova sociedade da informação e à necessidade de obter, através da inovação tecnológica, maiores competitividades a nível global, passou-se a utilizar uma nova classificação essencialmente, por: Capital (investimento), Terra (matérias primas), Capital Humano (importância da mão de obra sobretudo da qualificada) e Conhecimento (inovação e desenvolvimento tecnológico). Ou seja, o Conhecimento que é fundamental para gerar uma tecnologia inovadora, também passa a ser considerado fator de produção, pois por hipótese, mantendo-se todo os outros iguais, é precisamente o novo processo tecnológico que permite uma produção mais competitiva, e este deriva do conhecimento científico. Daí, as grandes empresas investem muito em ações de Investigação e Desenvolvimento.
2º Pode o homem criar bens econômicos?
A necessidade humana envolve a sensação da falta de alguma coisa unida ao desejo de satisfazê-la. Acreditamos que todas as pessoas sentem necessidade de adquirir alguma coisa, sentem desejo tanto por alimentos, água e ar, quanto por bens de consumo como comprar sapatos, sabonete, televisão, computador, geladeira etc.
Da mesma forma que uma família precisa satisfazer suas necessidades uma sociedade também precisa fazer o mesmo. Aliás, precisa definir o que produzir, para quem produzir, quando produzir e quanto produzir. Em linhas gerais, a sociedade precisa gerenciar bem seus recursos, principalmente se considerarmos que estes, de maneira geral, são escassos.
3º Qual a finalidade da produção econômica?
A sua finalidade consiste na atuação do Homem sobre a Natureza com o objetivo de obter, através de um determinado processo produtivo, bens (incluindo produtos e serviços) necessários para a satisfação das suas necessidades.
Dito de outra forma, a produção inclui os bens