Economia politica
Alicerce da economia política: princípios, teorias, leis e modelos referenciais, estando subordinado a Teoria econômica.
Definir economia política depende muito da política pública (que se baseia na sociedade, momento, época e país que está se tratando) – abrangendo um conjunto inter-relacionado de ações públicas, da natureza econômica (política de relações externas, de defesa-segurança nacional, social).
O conceito de economia política (tanto teórica como prática) capta influencias de fatores e valores extra econômicos. Sua prática tem diversas funções em governos nacionais (não precisa ser a função primordial). A partir disso, economia política pode ser definida como atuação deliberada do governo, no sentido de alcançarem objetivos de natureza econômica, consistentes com outros fins não necessariamente econômicos (depende da política pública).
A formulação da economia política é baseada em dois procedimentos que estão relacionados entre si: 1- a determinação dos principais objetivos que se pretendem alcançar, consistentes com outros fins políticos e sociais; e 2- a eleição dos instrumentos de ação que serão manejados para a consecução dos objetivos (influenciados pelas instituições políticas e ideologias das políticas públicas) determinados, hierarquizando-os sob critérios diferentes.
Para economias que ainda não atingiram estágios avançados de desenvolvimento econômico, os objetivos da economia política, envolve questões relacionadas ao crescimento econômico (pré condição para o desenvolvimento), à repartição da renda e riqueza e à estabilidade do processo econômico. Se relacionam aos seguintes fins:
Crescimento econômico: melhoria ou expansão da disponibilidade de recursos, envolvendo adequação e estrutura populacional,