Economia Política
A economia politica, é a ciência que tem por objeto o estudo a atividade economia do homem. As coisas e os serviços de que precisa o homem nos os encontra feitos a nível da natureza. Devem ser produzidos. Os que os produzem recebem pagamentos pelo que produzem. A produção deve circular pelo país, a fim de poder ser adquirida e empregada pelos que desejam as coisas e os serviços e como os homens vivem em sociedade, toda essa atividade ocorre dentro da sociedade humana.
A deficinção de economia politica apanha toda essa realidade complexa: é a ciência da produção, repartição, circulação e consumo das coisas e serviços úteis, na sociedade humana, com equilibrio e progresso
A economia politica tem, usualmente, por tarefa analisar, descrever, relacionar, achar as causas e os efeitos dessa ocupação humana, que chamamos de atividade econômica, e mostra como se podem obter nela os melhores resultados.
ECONOMIA POLITICA – HENRI GUITTON
Adam Smith é quem recebe o titulo de fundador da economia politica e foi o primeiro a proclamar a eficácia da divisão do trabalho, que tem a virtude de aumentar a produtividade total de maneira maravilhosa
Ele é otismista, e seu otimismo se aplica à produção das riquezas; ele não chega a sustentar que as riquezas são distribuídas entre os homens da maneira mais quitiva possível.
Ele é um liberal hostil à intervenção do estado no domínio econômico, pq a julga somente inútil, mas nefasta.
ECONOMIA POLITICA 2ª EDIÇÃO – OLBIANO DE MELLO
A economia politica está classificada como a ciência que estuda a ordem social da riqueza.
Ordena, dirige da norma para o campo das relações dos homens entre si quando considerado na luta diária pelo direito sagrado da sua subsistências.é também uma ciência pratica por se preocupar com o ensinar a aplicação das leis que condicionam a produção, a distribuição, a circulação e o consumo das riquezas.
E é social porque se preocupa tão-somente contudo que