Economia politica
Conceitos Relevantes
A Política Econômica caracteriza-se, como o principal instrumento de intervenção do Governo, no sentido de criar as condições favoráveis ao processo de restabelecimento da ordem socioeconômica. Sandroni define a Política Econômica como o:
[...] Conjunto de medidas tomadas pelo Governo de um país com o objetivo de atuar e influir sobre os mecanismos de produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Embora dirigidas ao campo da economia, essas medidas obedecem também a critérios de ordem política e social - na medida em que determinam, por exemplo, quais segmentos da sociedade se beneficiarão com as diretrizes econômicas emanadas do Estado. (SANDRONI, 1994, p. 275).
Assim, a Política Econômica, ao nível da Política Pública, constitui o principal instrumento, não só no sentido de atuar sobre a regulamentação e controle da economia, mas também busca elementos necessários para estabilizar o campo econômico, político e social.
Para Holanda (1978), é essencial se diferenciar Análise de Política Econômica, sendo campos diferentes porem complementares. A análise é a própria descrição ou investigação das quantidades e relações econômicas, lidando com valores suscetíveis de medição e sendo considerada relativamente neutra do ponto de vista ideológico. É também denominada “Economia Positiva” ou “Descritiva”, estando relacionado ainda à este conceito a Teoria Econômica. Já a Política Econômica busca, através de ferramentas como a análise, otimizar o sistema de produção e distribuição com controle e intervenção, levando em consideração fatores políticos e sociais em questão. Esta, chamada de “Economia Normativa”, está