Teoria aristotelica resumo
Aristóteles foi um homem que obteve grandes avanços em diversas áreas do conhecimento, como na lógica, na metafísica, na ética e na política. Ele também é considerado o criador da biologia e da filosofia ocidental, junto com Sócrates e Platão. Mesmo Aristóteles sendo discípulo de Platão, e nega teorias do mestre (por exemplo, Aristóteles discorda quando Platão diz existem dois mundos) e busca os próprios conceitos, assim criando uma nova filosofia, um novo modo de pensar. É importante ressaltar que o mesmo diz que é amigo de Platão, mas que é mais amigo da verdade e que Aristóteles é mais “realista” que o mestre, ou seja, ele se prendia mais em fatos reais que Platão e também usava a observação como fonte de conhecimento. O filósofo também dispunha de métodos (criados por ele mesmo) para elaborar seus conceitos. Outro fator importante da filosofia aristotélica é que ela nunca se contradiz e sim se confirma, mesmo com a extensão da mesma.
Ao criar este novo modo de pensar, Aristóteles acaba influenciando vários outros pensadores com sua filosofia (como São Tomás de Aquino - que incorporou a filosofia aristotélica em pensamentos cristãos - e Averróis, que é considerado um dos maiores conhecedores e precursores de Aristóteles) e com seu pensamento, dá uma grande contribuição não só para a Filosofia, mas para toda a humanidade.
A Estética é umaespecialidade filosófica que visa investigar a essência da beleza e as bases da arte. Ela procura compreender as emoções, ideias e juízos que são despertados ao se observar uma obra de arte. É natural veresta disciplina levantar questões sobre a natureza da arte, as causas de seu êxito, seus objetivos, seus meios de expressão, sua relação com a esfera emocional de quem a produz, seus mecanismos deatuação acerca do potencial humano de entendimento do conteúdo da produção artística, do significado do prazer estético.