Ética aristotélica
CLAUDIO EDUARDO RODRIGUES
É TIC A ARISTOTÉLI CA : FIN ALID ADE , PERFEIÇÃO
E CO MUNID ADE
ARISTOTELIAN ETHICS: FINALITY, EXCELLENCE AND COMMUNITY Cláudio Eduardo Rodrigues* claudio.eduardo36@gmail.com Resumo: Este trabalho visa a analisar e compreender a ética aristotélica, relacionando os conceitos de finalidade, perfeição e comunidade adotados pelo filósofo estagirita na Política e na Ética a Nicômaco. Palavras-chave: Aristóteles, ética, finalidade, perfeição, comunidade. Abstract: In this work, I will search and analyze the Aristotle ethics, reporting the ideas of finality, excellence and community used by philosopher on Politica and Ética a Nicômaco. Key words: Aristotle, Ethics, finality, excellence, community.
dente do que propriamente trata a Ética a Nicômaco de Aristóteles. Já indiquei anteriormente que a expressão “ética”, que em grego equivale a “doutrina do caráter”, é pouco elucidativa (p. 35), mas, do modo como Aristóteles explicita seu tema nos cinco primeiros capítulos do Livro I, sua posição parece clara. A questão é do supremo e abrangente bem para o 1 indivíduo.
A partir desse ponto de vista, Tugendhat explicita que o foco de estudo da Ética a Nicômaco é direcionado à análise daquilo que os indivíduos procuram ao longo de suas vidas, a saber: a felicidade, caracterizando-a como um bem supremo e abrangente, isto é, como um fim último e que contém em si tudo aquilo que os indivíduos procuram em termos particulares e/ou específicos. Por essa via, tende-se a considerar que a Ética a Nicômaco trata da moral – enquanto doutrina do caráter - de modo indireto ou subordinado à felicidade, visto que “a felicidade consiste no compreender-se moralmente”.2 Em outros termos, a moralidade seria tratada por Aristóteles como meio para a realização humana. Consequentemente, Tugendhat considera que seria mais adequado chamá-las de virtudes de felicidade. Por isso, o intérprete afirma: “Até aqui parece, portanto, claro que o tratado aristotélico sob