Ímperialismo
IMPERIALISMO
SÃO PAULO
2014
IMPERIALISMO
TRABALHO REFERENTE
AO 1º BIMESTRE PARA OBTENÇÃO
DE NOTA PARCIAL DA DISCIPLINA DE
HITÓRIA. PROFº ALLAN.
SÃO PAULO
2014
Introdução
O Imperialismo foi uma especie de corrida criada pelos pelas grandes potências mundiaias da época entre os século XVlll e XlX. Os mesmo estavam em busca de dominio territorial, cultural e principalmete econômico. Para conseguirem alcançar os seus objetivos, ou seja, o domínio de mais e mais terras travaram diversas guerras entre si.
Principais causas do Imperialismo
O ato de dominar o território, a cultura e a econômia de outros países é denominada Imperialismo.
Os primeiros exemplos de imperialismo como política de expansão territorial são: o Egito Antigo (estado Hitita), Macedônia, Grécia e o Império Romano. Mais tarde, na Idade Média, os Turcos e o Islão foram grandes potências imperialistas.
Por volta do século XIX, alguns países europeus como a Inglaterra, França, Alemanha, Bélgica e Itália, eram considerados grandes potências industriais. Já no continente Americano, eram os Estados Unidos quem apresentavam um grande desenvolvimento no campo industrial. Todos estes países exerceram atitudes imperialistas, pois estavam interessados em formar grandes impérios econômicos, levando suas áreas de influência para outros continentes.
Com o objetivo de aumentarem os seus lucros e também de conseguirem um custo consideravelmente baixo, estes países se dirigiram à África, Ásia e Oceania, dominando e explorando estes povos. Estes países tinham um único e claro objetivo: queriam o reconhecimento industrial, cultural e econômico conhecidos internacionalmente e, para isso, foram em busca de locais onde pudessem encontrar matéria-prima, mercado consumidor e mão de obra barata, invadindo e dominando estes locais sem se importar com a cultural e etnia desses povos.
Os