imperialismo
A partir do século XIX houve uma expansão da era industrial, e isso teve como consequência o crescimento populacional e a urbanização de vários países. A partir disso, surgiram os monopólios industriais, capitais, que eram representados pelo Cartel, Holding e Truste.
Cartel: grupo de grandes empresas que estabelecem entre si , um acordo comobjetivo de controlar os preços ou o mercado de um determinado setor.
Holding: Empresa que detém controle acionário sobre outras empresas, ou seja, possui maior numero de ações.
Truste:Fusão de diversas empresas do mesmo ramo. Com isso surgiu um problema: a venda da produção industrial e a realização de novos investimentos de capitais, foram limitados pelas barreiras impostas no mercado interno das grandes potências capitalistas.A solução encontrada foi conquistar novos mercados, e os principais alvos foram a Ásia e a África.
Para expandir-se as grandes potencias adotaram uma política imperialista, passando a dominar outras regiões do mundo,esse processo ficou conhecido como neocolonialismo, ou seja, o neocolonialismo ou imperialismo tem como objetivo repartir o ‘regiões’, nesse caso a África, entre as grandes potencias.
IMPERIALISMO NA AFRICA:
Até o século XIX a intervenção europeia esteve presente apenas no litoral do continente africano, com uma exploração especialmente marcada pelo trafico negreiro que acontecia no Oceano Atlântico. Mas com a ascensão de outras potências européias acirrou a corrida pelo domínio do continente e ampliou a exploração, adentrando no território.
A entrada de novos países europeus no cenário de dominação do continente africano causou uma imensa fragmentação das comunidades e das culturas nativas, a exploração passou a ser guiada pelos interesses ligados às riquezas naturais – como ouro, cobre e diamantes – e pelas estratégicas regiões localizadas próximas ao Mar Mediterrâneo visando os privilégios no comércio marítimo.
A divisão do continente africano teve seu