resumo jok
Construção do pensamento semiótico
Leitura semiótica : atividade estruturalista – como eu analiso esse objeto? É tentar entender como esse objeto foi formatado estruturalmente. Reconstruir o objeto com o olhar de quem o criou.
Reconstruir o objeto de modo a manifestar nessa reconstituição as regras de funcionamento deste objeto.
Desmonstar para reconstruir, ver como ela foi organizada.
(não adianta desmontar a ora, sem saber reconstruir
Uma leitura semiótica é sempre metalinguagem: sua tarefa não é descobrir verdades mas apontar validades (bem fundamentadas e devidamente argumentadas) – nunca vai chegar na verdade absoluta, tem que trabalhar com hipóteses validas e bem argumentasas – NO TRABALHO, POIS NÃO TMEMOS O DIRETOR AQUI PARA COMPROVAR AS HIPOTESES
Semiose: conceito processo perceptivo que leva a cadeia de produção de sentido. Um processo infinito pelo qual o Interpretante, através de sua relação mediativa com o objeto, produz o signo que o representa (interpretar os filmes, é o que vc interpreta quando assiste os filmes; o sentido, aquilo que vc entende.
É a produção de sentido, processo infinito pelo qual, o interpretante, através de sua relação mediativa com o objeto, produz um signo que o representa
Se a semiose fosse um desenho, ela seria um espiral
Semiosfera: Mundo dos signos – quando a gente nasce e não representa o mundo da representação estamos na biosfera, quando começamos a entender o mundo da representação, o ser humano vive no mundo das leis da representação (arbitrariedade – nome das coisas são arbitrários, linguagem é a menos democrática das representações.
Signo gera signo
Signo: é aquilo que sobre certo aspecto, representa algo para alguém. Dirige-se a alguém, criando em sua mente um signo equivalente.
Semiótica e cultura
A significação esta no interpretante
O mundo é a projeção de nossa experiência
As minhas experiências vão fazer eu ver o mundo de um modo pessoal, diferente dos demais.