Cidadesjardim
Conter: Filosofia Aristotélica.
Vida, Obra, Categorias aristotélicas, virtude e ética.
LÓGICA ARISTOTÉLICA: Em seu esforço por organizar cientificamente a realidade, Aristóteles sentiu necessidade de um instrumento que lhe desse a garantia de ter chegado a resultados confiáveis. Este instrumento (Organum) é a lógica. Veja na página 63 do livro citado com que se preocupa a lógica formal de Aristóteles e discorra sobre a importância da Lógica na nossa vida.
2) SILOGISMO: tente saber do que trata e apresente seus elementos com exemplos.
3) POLÍTICA, VIRTUDE, FELICIDADE, DEMOCRACIA, ÉTICA são termos fundamentais na Filosofia de Aristóteles. Tente buscar na bibliografia as conceituações deste filósofo sobre estes temas.
4) Estes termos que seguem devem ser conhecidos de todos, mas constituem a tarefa a ser feita para a próxima aula. O que significam os termos: Estoicismo, Epicurismo, Ecletismo, Ceticismo, Neoplatonismo, Patrística e Escolástica.
Vida Aristóteles: Filosofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre o Grande. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, as leis da poesia e do drama, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia. Juntamente com Platão e Sócrates (professor de Platão), Aristóteles é visto como um dos fundadores da filosofia ocidental. LÓGICA Para Aristóteles, a Lógica é um instrumento, uma introdução para as ciências e para o conhecimento e baseia-se no silogismo, o raciocínio formalmente estruturado que supõe certas premissas colocadas previamente para que haja uma conclusão necessária
Lógica Aristotélica: Criado por Aristóteles tinha como principio:
- a lei da não contradição;
- a lei do terceiro excluído. A lei da Não Contradição diz que: Nenhuma afirmação pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo.Já a lei do Terceiro Excluído diz que: Uma afirmação pode ser verdadeira ou falsa. Concluindo sobre estas duas leis é possível