Texto Roteiro - Evolução da Ciência
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A METODOLOGIA CIENTIFICA
PROFESSORA: MARIA INÊS CARVALHO DE ARAÚJO
CIÊNCIA
OBJETIVO
Discutir a evolução da ciência com a sobreposição da Cosmologia Aristotélica pela Revolução Galileana passando por vários contrapontos até chegar às concepções atuais.
RESUMO
Numa visão leiga do conceito de ciência, ela é tida como uma fonte miraculosa que resolve todos os problemas práticos que a humanidade enfrenta, sem mesmo distinguir o produto científico do produto técnico. Nessa visão o cientista é visto como um homem milagroso que é capaz de encontrar soluções infalíveis para qualquer problema humano.
Na verdade, a ciência é uma necessidade de compreender o mundo e é resultado da curiosidade intelectual do homem, que o conduz a investigação científica na sua busca pelo saber.
Na Grécia Antiga (séc. V a.C.), a ciência era tida como receptáculo do puro conhecimento e do puro saber, se desenvolvia a sombra da filosofia, utilizando o seu método, o da especulação racional. Não havia um processo de descoberta, os princípios eram intuídos. Essa concepção durou mais de 2 mil anos.
No séc. XVI e inicio do séc. XVII uma visão geral da época nos leva ao mundo do ocultismo, da magia e da medicina astrológica, crente na existência de um cosmos de um mundo sublunar e supralunar, enfim um mundo baseado na cosmologia aristotélica.
As mudanças ocorridas com o Renascimento, tais como o surgimento de uma sociedade pós-feudal e a afirmação da burguesia mercantil provocaram transformações no plano das idéias: visão teocêntrica dá lugar ao antropocentrismo, onde o homem é posto no centro das atenções e ocorre a emergência da ciência moderna.
Galileu revolucionou a Cosmologia de Aristóteles que até então era tida como verdade. A invenção do telescópio permitiu descobertas que contrariaram a teoria e abalaram as várias correntes a ela ligadas. O fato de