Teoria administrativa
Taylorismo
Com a chegada da revolução industrial surgiu novo modelo de produzir, trabalhando com o coletivo, pela perda e controle do processo de produção pela venda-compra gerada através do trabalho do operário. (Elaine de Matos/Denise Pires, 2008).
No final do século XIX ao inicio XX surgiu a Administração Cientifica que nada mais é a tentativa de usar os métodos científicos na administração. Surgiu com o jovem engenheiro Frederick W. Taylor (1856-1915), que foi considerado como o pai da TGA Teoria Geral da Administração, que embora jovem teve vários seguidores. (Idalberto Chiavenato 2008).
Os objetivos de Taylor com essa teoria era a eficiência com que os operários produziam, em larga escala, grandes volumes e com custo baixo e em curto prazo. Sendo uma de sua base a divisão de tarefas. Onde cada operário era responsável a desempenhar pequenas tarefas e o mesmo era capacitados e instruídos para a melhoria do trabalho assim ocorria a padronização da produção. (Lacombe Francisco/Heilborn 2008)
Taylor estimulava os operários através da remuneração, colocando metas se o operário não atingir a meta tinha uma remuneração especifica, e se atingi-se a meta outra remuneração ,se supera-se meta a remuneração é bem maior e em alguns casos dobram o valor do salário .Taylor utilizou um método que cronometrava o tempo e o movimento gastos e subdividiu grandes tarefas ,que ficou conhecido como método racional.O operário trabalhava com mais animo,estimulado e a produção aumentava em conseqüência o lucro da empresa,assim a jornada de trabalho era diminuída e os dias de descanso era remunerado. (Lacombe Francisco/Heilborn Gilberto, 2008).
Taylor separava o planejamento da execução dessa maneira ele impedia a criatividade. Essa teoria por Taylor lhe rendeu alguns apelidos como: Taylorismo e Taylorista. Ele recebeu criticas pela sua teoria, pois era extremamente estimulante, pois era recompensado em dinheiro não havendo outra preocupação com os