Analise agua
De forma genérica, a poluição das águas decorre da adição de substâncias ou de formas de energia que, diretamente ou indiretamente, alterem as características físicas e químicas do corpo d’água de uma maneira tal, que prejudique a utilização das suas águas para usos benéficos.
O grau de poluição das águas é medido através de características físicas, químicas e biológicas das impurezas existentes, que, por sua vez, são identificadas por parâmetros de qualidade das águas (físicos, químicos e biológicos). Os principais parâmetros para uma boa qualidade da água são:
.Temperatura
. pH
. Salinidade
. Condutividade
. Turbidez
. Alcalinidade
. Oxigênio Dissolvido
. ST ( Sólidos Totais)
. SD (Sólidos Dissolvidos)
. Dureza
. Cloretos
Temperatura
A temperatura de corpos d’água apresenta variações em função de fontes naturais (energia solar) e fontes antropogênicas (despejos industriais). A temperatura superficial de um corpo hídrico é influenciada por alguns fatores, tais como latitude, altitude, estação do ano, período do dia, taxa de fluxo e profundidade. Elevações de 5°C na temperatura da água podem ocasionar o aumento de até 50% nos efeitos tóxicos de certas substâncias, reduzindo o tempo de sobrevivência de algumas espécies de seres vivos. A temperatura desempenha um papel principal de controle no meio aquático, condicionando as influências de uma série de parâmetros físico-químicos. A presença dos gases na água ou, mais exatamente, a solubilidade dos gases nos líquidos, é inversamente proporcional à temperatura, de modo que, quanto maior a temperatura de um líquido, menor a possibilidade desse líquido reter os gases. Um aumento de temperatura implica maior movimentação dos seres aquáticos e, conseqüentemente aumenta o consumo de oxigênio dissolvido.
Condutividade Elétrica
A condutividade elétrica é uma expressão numérica que expressa a capacidade da água conduzir a corrente elétrica. Depende da temperatura