analise da agua
2. Resumo: Foram executados experimentos no laboratório da COSAMPA (companhia de saneamento do Pará) para se verificar a qualidade da agua ofertada pela empresa à população da capital paraense. No laboratório foi possível realizar a determinação de matéria orgânica, dureza, alcalinidade e a de cloro contido na água, além da analise sobre a presença de coliformes totais e coliformes fecais.
3. Objetivo: A disciplina Qualidade de água exige que façamos experimentos para verificar a potabilidade da água, dessa forma foi com o objetivo de aprendizagem e de verificar as etapas de controle da qualidade da água que a turma de engenharia ambiental foi aos laboratórios da COSAMPA.
Determinação de matéria orgânica:
1. Resumo: A determinação da matéria orgânica matéria orgânica é feito pela quantidade de oxigênio consumido, sendo verificada, assim, a DQO (demanda química de oxigênio) que é muito importante para a analise da potabilidade e dos estudos de caracterização dos esgotos sanitários e dos efluentes industriais. Esta avalia a quantidade de oxigênio dissolvido consumido em meio acido, onde a matéria orgânica é degradada.
2. Objetivo: Analisar os índices de oxigênio dissolvidos consumidos, para que assim verifique-se a quantidade de matéria orgânica, importante dado para analisar a agua.
3. Introdução: A verificação da DQO é feito por meio do permanganato de potássio (KMnO4) que em meio acido, é oxidado gerando gás carbônico (CO2) e água (H2O), utilizando-se o carbono de uma matéria orgânica para gerar o CO2. Esta é muito útil quando utilizada juntamente com a DBO para observar a biodegradabilidade de despejos. Para determinar a quantidade de matéria orgânica é necessário possuir o volume total de KmnO4 gasto(V1), o volume de acido oxálico (V2). Usando esses valores será calculado a massa de oxigênio consumido, pela formula: mO.D= (V1 - V2)x 0,1
4. Materiais :
2,5ml de H2SO4 1:3
Erlenmeyer de 125ml
KMnO4 0,0125 mol/L