Analise da água
A qualidade da água que ingerimos é uma preocupação constante na sociedade. A falta ou excesso de substâncias contidas na água para consumo pode gerar graves problemas.
A água para consumo passa por diversos processos nas estações de tratamento de água (ETAs), antes de ser destinada às cidade, o que teoricamente torna seu consumo imediato próprio classificando-a como potável, entretanto, visando uma maior proteção à saúde, alguns estabelecimentos, como no caso trabalharemos com uma instituição de ensino, optam pela instalação de bebedouros.
"Bebedouro [...] é um dispositivo ou reservatório artificial que fornece um líquido, em geral água potável, para pessoas ou animais."
(BEBEDOURO..., on-line,2014)
Os bebedouros manufaturados, ou seja, fabricados especificamente para esta função, voltados ao consumo humano, em sua maioria são sistemas em que se tem uma tubulação que alimenta o reservatório e um filtro pelo qual a água passa para retirar quaisquer odores e sabores restantes.
"A troca de refil do filtro deve ser feita a cada seis meses, ou antes, conforme a qualidade da água utilizada. Após este prazo de utilização, o refil perderá eficiência gradativamente, podendo não eliminar mais o gosto e cheiro que a água possa conter. Em casos extremos, poderá impedir a passagem de água”.
(TROCA..., on-line,2014)
Tendo como base os problemas oriundos do atraso na troca de refil do filtro ou até mesmo troca das peças do restante do sistema que faz parte do sistema de filtragem, realizaremos este trabalho no intuito de analisar e qualificar os efeitos de um filtro fora das especificações recomendadas na água.
O objetivo deste trabalho é analisar se água, chegando limpa e assegurada pela Sabesp, ao entrar em contato com o bebedouro sofre alguma alteração, seja ela por falta de higiene ou por falta de manutenção. Essa análise permitirá tirar conclusões a respeito do funcionamento e limpeza das peças do aparelho que sistematiza a disponibilidade de água