tensão superficial
Objetivo:
Experimento realizado para determinar o valor do coeficiente de tensão superficial de 2 líquidos: água e detergente.
Introdução Teórica:
Tensão superficial é um efeito físico que ocorre na camada superficial de um líquido que leva a sua superfície a se comportar como uma membrana elástica. As moléculas situadas no interior de um líquido são atraídas em todas as direções pelas moléculas vizinhas e, por isso, a resultante das forças que atuam sobre cada molécula é praticamente nula. As moléculas da superfície do líquido, entretanto, sofrem apenas atração lateral e inferior. Esta força para o lado e para baixo cria a tensão na superfície, que faz a mesma comportar-se como uma película elástica.
Os fluidos apresentam várias propriedades, algumas bem conhecidas tais como viscosidade, massa específica, condutibilidade térmica, dilatação volumétrica. Porém existem outras também importantes mais não tão conhecidas como: coesão e adesão.
Devido as propriedades coesão e adesão, onde coesão é a força de atração intra- molecular entre as partículas de um mesmo fluido e adesão é a força de atração intra- molecular entre as partículas de um fluido e as partículas de outros fluidos ou sólidos. Junto á superfície livre dos fluidos forma-se uma película capaz de suportar pequenos esforços. É essa película que explica o pouso de um inseto ou o flutuar de uma lâmina de barbear sobre a superfície de um fluido.
O uso de surfactantes e detergentes rompe a tensão superficial, por reduzir as forças de coesão entre as moléculas do líquido. Defina-se a propriedade tensão superficial () como sendo:
Materiais e Métodos:
-Dinamômetro
-Paquímetro
-Tigelas
-Estrutura cilíndrica
-Balança
Pesou-se a estrutura cilíndrica em uma balança, colocou-se em uma tigela com água e a retirou da água com o dinamômetro para medir seu peso.
Em seguida mediu-se com um paquímetro para saber com precisão as