Laurentino Gomes
“Como um imperador cansado, um marechal vaidoso e um professor injustiçado contribuíram para o fim da Monarquia e a Proclamação da República no Brasil”.
O PRÍNCIPE E O ASTRONAUTA
No Final de dezembro de 1889, o almirante Custódio José de Melo, comandante do navio brasileiro almirante barroso recebeu um telegrama informando sobre a proclamação ta república. No telegrama também exigia que ele pedisse a demissão e informava, também, que perdera a nacionalidade brasileira. Estava demitido e sem pátria em alto mar.
O GOLPE
Na madrugada do dia 15 de novembro, Benjamin Constant, testemunhando o estado decrépito de Deodoro da Fonseca, resolveu comandar as tropas rebeldes. Rapidamente, mobilizou-as e transmitiu orientações aos líderes civis. Na manhã de 15 de novembro, a grande maioria dos soldados que integravam as tropas golpistas não estava consciente de que se pretendia derrubar a Monarquia. A proclamação da República ocorreu sem que não houvesse nenhuma derramamento de sangue.Marechal Teodoro da Fonseca Deodoro não tinha intenção de proclamar a República. As aparências indicavam que ele pretendia apenas depor o Ministério que, em sua opinião, tratava os militares do exército com desprezo. A seguir, o Marechal Deodoro retirou-se para a sua casa. Estava muito doente e precisava repousar.
O manifesto que o governo provisório divulgou naquela noite, assinado por Deodoro, anunciava que o Exército e a Armada tinham decretado a deposição da família imperial e o fim da Monarquia, mas em nenhum momento mencionava a palavra República.
O IMPÉRIO TROPICAL
No ano da Proclamação da República o Brasil tinha cerca de 14 milhões de habitantes, onde a maioria era analfabeta, não havia política educacional a maioria dos brasileiros vivia na zona rural, na Economia o Brasil fornecia 60 % da produção mundial de café. No ano de 1864 iniciou- se a guerra do Paraguai que durou até 1870. O Brasil foi o único país da America do Sul , que não se