Artigo sobre o livro 1822 de laurentino gomes
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
Curso de Comunicação
PROJETO DE PESQUISA
CONCIDERAÇÕES ECONÔMICAS ACERCA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
O ALUNO DE ENSINO MÉDIO NÃO PROFISSIONALIZANTE E A PSSIBILIDADE DE ESTÁGIO
EM ÓRGÃOS PÚBLICOS OU PRIVADOS
Eliziane Correia de Brito
Matrícula 1222154/1
Ori Orientadora: Ivanilda Sousa
Machado Novais
Matrícula 0021100-1
Fortaleza – CE
Dezembro, 2012
LAURENTINO GOMES
1822 COMO UM HOMEM SÁBIO UMA PRINCESA TRISTE E UM ESCOCÊS LOUCO POR DINHEIRO AJUDARAM D PEDRO A CRIAR O BRASIL UM PAÍS QUE TINHA TUDO PARA DAR ERRADO
Projeto de Pesquisa apresentado como exigência de nota parcial da disciplina Língua Portuguesa I, sob a orientação da professora Ivanilda Sousa.
Fortaleza – Ceará
2012
1 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
Em meio às experiências de trinta anos de carreira, o jornalista Laurentino Gomes, se descobriu um historiador empregando suas técnicas jornalistas para lançar 1822. O livro traz a história da independência do Brasil contada a partir da visão de grandes estudiosos da área, de forma atraente o autor busca a realidade para confronta-las e gerar questionamentos acerca da problemática brasileira.
Uma trajetória que desvenda os acontecimentos logo após o retorno de D João VI a corte portuguesa até a morte de D Pedro I. Neste intervalo ao longo de 22 capítulos acompanhados por imagens que retratam os eventos e as personalidades da história, a relatos detalhados de fatos históricos que foram parte desta era, ocorre a independência do Brasil e sua consolidação territorial.
Quem observasse o Brasil na época de sua luta pela independência teria razões para duvidar de sua viabilidade como país absoluto. O país já nascia falido e era habitado por uma população pobre e carente em todos os aspectos. O novo país não tinha exércitos, navios