Tensão Superficial
Experimento : Tensão Superficial
Data do experimento: 28/06/2014
Grupo 9
Nomes:
Objetivo
Observar comportamentos de liquidos em capilares e verificar a variação de sua tensão superfícial com a temperatura e com sua concentração.
Introdução
A tensão superficial ocorre devido ás interações intermoleculares,forças de coesão entre moléculas semelhantes,fazendo com que a resultante seja diferente na interface.
A tensão superfícial de um líquido é responsável por ser possível objetos mais densos que um líquido flutuem sobre ele (inclusive,que alguns insetos possam caminhar sobre a água),além de permitir o fenômeno da capilaridade,que consiste em uma atração entre um líquido e uma superfície que supera o próprio peso.
A tensão superficial da água pura a alterada pela presença de solutos na água, que podem apresentar efeitos diversos de acordo com a sua propriedades químicas.
Por exemplo, os sais inorgânicos têm a tendência de aumentar a tensão superficial com o aumento da concentração, os alcoóis presentam um efeito oposto, enquanto que substâncias conhecidas como surfactantes diminuem a tensão superficial até uma concentração limite,
Material
· Termômetro
· Álcool
· Capilares
· Aquecedor
· Pera
· Água
Dados Experimentais e Procedimentos
1-
A primeira parte consistia em medir a altura que a água (na temperatura ambiente) chegava em cada capilar .
Diametro dos capilares (mm)
Altura da coluna de água no capilar (cm)
0.25
4
0.5
1.5
1
0.9
Quanto maior o diâmetro do capilar,menor foi a altura da coluna de água.
2-
A segunda parte consistia em verificar a medida da coluna de água no capilar de menor diâmetro e sua variação com a temperatura.
Temperatura (°C)
Altura (cm)
50
4.8
45
5
40
5.2
35
5.5
30
5.1
25
5.3
20
5.7
Depois,com os dados,foi feito um gráfico da tensão superficial em função da temperatura.Nesse gráfico,foram observadas oscilações.
3-
A