Resumo Imagens da Organização
CENA: As Organizações
Vistas como Organismos
O autor começa o capítulo notando que a ideia de organização baseada em organismos vivos se deu a partir dos problemas levantados na teoria mecanicista. A partir daí, surgiram novos entendimentos de como a organização funciona e quais itens influenciam no seu bem estar e sucesso.
Posteriormente o autor nos envia ao início do século, momento em que o processo de motivação não era considerado nos estudos organizacionais e nos traz os relatos de estudos, como aquele dirigido por Elton Mayo nos anos 20 onde ficou evidenciado que as atividades no trabalho são influenciadas pela natureza do ser humano, assim como pelo planejamento das organizações.
Morgan cita ainda a teoria motivacional de Maslow, que divide os seres humanos por grau de necessidades. Influenciados por essas idéias surgiram novas opções à burocracia. Percebeu-se que existiam maneiras mais eficazes de motivar os trabalhadores, de acordo com suas necessidades pessoais, sem precisar pagar mais dinheiro a eles.
Ainda sobre as necessidades humanas, entende-se que ao administrar qualquer sistema social, deve-se considerar a interdependência de fatores técnicos e humanos.
Ainda nos estudos do capítulo, notamos importantes conceitos, o primeiro e talvez mais importante conceito apresentado refere-se à organização como “Sistema Aberto”. Isso quer dizer que além de preocupar-se com o planejamento de tarefas e produção na organização, existe a necessidade de se preocupar com o meio ambiente, ou seja, o mercado em que seu produto ou serviço será introduzido e também seus concorrentes. De fato acontece como em um sistema vivo. O corpo humano depende tanto do que acontece dentro dele como do que acontece ao seu redor.
Outros dois conceitos apresentados são a Equifinalidade e a Homeostase. A equifinalidade nada mais é que o alcance de um objetivo a partir de diferentes meios. Visto que em uma organização a produção depende de