Tensão superficial
Tensão superficial é um efeito físico que ocorre na camada superficial de um líquido que leva a sua superfície a se comportar como uma membrana elástica. As moléculas situadas no interior de um líquido são atraídas em todas as direções pelas moléculas vizinhas e, por isso, a resultante das forças que atuam sobre cada molécula é praticamente nula. As moléculas da superfície do líquido, entretanto, sofrem apenas atração lateral e inferior. Esta força para o lado e para baixo cria a tensão na superfície, que faz a mesma comportar-se como uma película elástica. A tensão superficial depende da natureza do líquido, do meio que o rodeia e da temperatura. Em geral, a tensão superficial diminui com a temperatura, já que as forças de coesão diminuem ao aumentar a agitação térmica. A influência do meio exterior é compreendida já que as moléculas do meio exercem ações atrativas sobre as moléculas situadas na superfície do líquido, contrapondo as ações das moléculas do líquido. A tensão superficial exerce um papel importantíssimo na físico-química das superfícies, já que é definida como o trabalho necessário para aumentar a superfície em uma unidade de área, por um processo isotérmico e reversível.
OBJETIVO
Determinar a tensão superficial de substancias pelo método do peso da gota (lei de Tate). Verificar o efeito da temperatura, concentração e raio de orifício na tensão superficial.
2 METODOLOGIA
Materiais: Seringa de 5mL com agulhas de diferentes calibres (diâmetros); Vidro de relógio; Balança analítica; Termômetro – escala de 0 a 100°C; Placa de aquecimento; 10 tubos de ensaio; Estante para tubo de ensaio; Papel toalha; Pisseta de água destilada.
Soluções: Soluções de Glicerol ( 100mL cada) nas concentrações de 5%, 30%, 50%, 70% e 90%; Solução de glicerol (250mL) a 50%.
2.1 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1- Determinação do raio do tubo
• Pesou-se o vidro de relógio e