Tensão superficial
As forças intermoleculares, como o próprio nome diz, são as forças que mantêm as moléculas de uma substância unidas.
Estas forças são chamadas também de forças de Van der Waals em homenagem ao físico holandês Johannes Van der Waals (1837-1923), que pesquisou e propôs a existência destas forças.
Entre estas forças, as que têm intensidades mais elevadas são as Ligações de Hidrogênio. Este tipo de interação ocorre quando a molécula possui um hidrogênio (“polo positivo”) ligado ao flúor, nitrogênio ou oxigênio, ou seja, elementos muito eletronegativos (“pólos negativos”).
Como esta força é muito forte, origina dipolos muito acentuados; e é necessária uma energia muito alta para romper as moléculas.
As ligações de hidrogênio existem entre as moléculas de água. Observe a figura:
Pode-se observar que o hidrogênio (carga positiva) atrai o oxigênio (carga negativa) das moléculas de água vizinhas. Assim, ocorre a ligação de hidrogênio, onde cada molécula de água fica circundada por outras quatro moléculas de água.
Este tipo de força intermolecular é responsável por alguns fenômenos interessantes como a tensão superficial da água, que permite que alguns insetos andem sobre ela. A tensão superficial funciona como uma película que envolve o líquido e pode ser muito forte ou mais fraca, dependendo das forças intermoleculares e das moléculas em si. É uma força capaz de manter a água unida, ou coesa, como se uma capa a cobrisse. Objetos leves, como folhas e alguns insetos, não conseguem romper essa camada. Por essa razão, não afundam, e às vezes nem se molham.
As moléculas que estão na superfície da água só realizam ligações de hidrogênio com moléculas situadas do lado ou na parte de baixo delas, isto provoca a contração do líquido, e cria uma força sobre as moléculas da superfície. Isto causa a chamada tensão superficial.
Esta propriedade é muito importante, pois é a tensão superficial que controla certos fenômenos de superfície, sustentando a