Choques
Choque Elétrico
É o conjunto de perturbações de natureza e efeitos diversos, que se manifesta no organismo humano ou animal, quando este é percorrido por corrente elétrica.
As manifestações, dependendo das condições e intensidade da corrente, podem ser desde a sensação de “formigamento” pela superfície da pele, até uma violenta contração muscular que pode provocar a morte.
A condição básica para se levar um choque de origem elétrica é estar submetido a uma diferença de potencial (d.d.p) suficiente para fazer circular uma corrente que provoque efeitos no organismo.
corrente elétrica d.d.p
O corpo humano, não só pela natureza de seus tecidos como pela grande quantidade de água que contém, tem comportamento semelhante a um condutor elétrico, ou seja, conduz corrente elétrica.
Assim como todo elemento condutor, o corpo humano também apresenta valores de resistência elétrica – R (resistência ôhmica).
O valor da resistência ôhmica do corpo humano varia de pessoa para pessoa, e depende de alguns fatores:
R
• • • •
área de contato; pressão de contado; resistência da pele; umidade da pele.
A resistência elétrica depende também da trajetória da corrente elétrica pelo corpo humano:
mão/mão
Vn
mão/pé
tórax/pé
V3 V 4 V2 V1
pé/pé
Ponto Escoando Energia Elétrica para terra
No momento do choque, a resistência total ( R ), ou seja, aquela determinada pelas características da pessoa, pelas condições do contato e pelo trajeto da corrente pelo corpo, varia continuamente, dificultando o cálculo mais preciso do seu valor.
R
Pela 1ª Lei de Ohm:
R I= U R
I
U
onde: I = intensidade da corrente elétrica; U = tensão elétrica (d.d.p.); R = resistência elétrica.
• Quando maior a tensão ( U ), maior será a intensidade da corrente ( I ) que circula pelo corpo; • Quanto menor a resistência ( R ) do corpo e dos pontos de contato, maior será a intensidade da corrente ( I ) que circula pelo corpo.