Máquina injetora
1- Fechamento do Molde 2- Avanço da unidade de injeção 3- Injeção do Material Plástico 4- Recalque ou Compactação (inicio do resfriamento) 5- Dosagem 6- Descompressão 7- Recuo da Unidade de Injeção 8- Término do Resfriamento 9- Abertura do Molde 10- Extração do Produto
Fases do ciclo de Moldagem
1- Fechamento do Molde
Velocidade ou vazão de fechamento
É a velocidade de avanço da placa móvel da injetora do momento do fechamento do molde. Deve ser regulada, de forma que o fechamento ocorra sem choques entre placas e gavetas do molde.
Amortecimento de fechamento
Se o avanço da placa móvel da injetora for realizado lentamente em todo o seu percurso, haverá um aumento no tempo do ciclo total. Este recurso permite que a placa avance rapidamente até atingir o micro que aciona o amortecimento, quando então a vazão é restringida e a velocidade reduzida, evitando assim, o choque entre placas.
Limite de fechamento
Limita o pronto máximo de fechamento da placa móvel, para o molde em questão. Informa para o comando da máquina o momento de aplicar a força de fechamento sobre o molde.
Proteção do molde
Este recurso possibilita o travamento da máquina, apenas se as superfícies de fechamento do molde estiverem isentas de peças injetadas ou partes metálicas, provenientes da quebra de uma gaveta ou postiço.
Em máquinas que trabalham com ciclos automáticos sem operador, pode ocorrer que uma peça fique presa na cavidade ou entre as placas do molde, se o fechamento ocorrer nestas condições, podem ocorrer danos ao molde.
O funcionamento da proteção de molde garante que a aproximação final entre elas, o travamento não ocorrerá. Em toda troca de molde de preparação de máquina, deve ser rigorosamente observada a regulagem da segurança do molde.
2- Avanço da Unidade de Injeção
Velocidade ou vazão de avanço do bico
Deve ser regulada, de forma a