Resumo do livro a arte da guerra
Para serem decididas muitas opiniões hoje em dia é necessário lutar para se obter sucesso, como no livro a “Arte Da Guerra” essa citação não é diferente.
A guerra é um dos assuntos mais importantes do estado, pode levá-lo a sobre a vivencia ou a desgraça, por isso, antes de recorrer a guerra o estado deve estudar muito bem este assunto.
Como em “O Príncipe”, de Maquiavel, o livro de Sun Tzu, pode, da mesma forma, mostrar o caminho da vitória em todas as espécies de conflitos comerciais comuns, batalhas em sala de diretoria e na luta pela sobrevivência, que todos enfrentamos. São todas as formas de guerra, todas combatem sob as mesmas regras.
Para prever o resultado de uma guerra precisam-se analisar cinco fatores são eles: caminho, clima, terreno, comando e doutrina.
O caminho é o que faz com que as idéias dos governantes estejam de acordo com as idéias do povo, sendo assim mesmo com o medo da guerra, estarão defendendo seu estado.
O clima é o dia e noite, frio e calor, e a sucessão das estações.
O terreno indica as condições da natureza. Se esta perto ou longe, se é fácil ou difícil, se as condições são favoráveis ou não a sobrevivência.
O comando refere-se a quem esta à frente da batalha, suas virtudes.
A doutrina diz respeito à organização eficiente, a existência de uma cadeia de comando rígida.
Quem conduz os soldados baseando-se nesses cinco fatores pode alcançar a vitoria.
Para saber o poder relativo entre as forças devem-se fazer algumas perguntas como: Qual povo escolheu? Qual comandante tem mais habilidade? Qual dos lados tem mais vantagem do clima e do terreno? Qual dos exércitos manifesta uma disciplina mais efetiva? Qual dos lados possui superioridade militar? Qual dos lados tem os soldados mais bem treinados? Qual dos lados possui um sistema de recompensa e de castigos mais justos e claros?
Se agirmos com sabedoria sobre esses fatores irá prever o resultado da batalha.
O chefe deve ser dissimulado, ou seja, se é capaz,