Resumo do livro a arte da guerra
Este livro é um tratado militar, foi escrito no século IV a.C. por Sun Tzu. É composto por treze capítulos, cada um tratando de um aspecto da estratégia de guerra, tentando impor um pensamento racional as batalhas que ocorrem, identificando os pontos fortes e as fraquezas que podem levar a vitória ou a derrota nestas batalhas. Acredita-se que o livro tenha sido usado por diversos estrategistas militares através da história.
O Livro é composto por 13 capítulos:
1. Estimativa
2. Gerenciamento de Guerra
3. Estratagemas
4. Posições Táticas
5. Vantagens
6. Pontos Fortes e Fracos
7. Manobras
8. Contigencias
9. O Exercito em Marcha
10. O Terreno
11. As Nove Situações
12. O Ataque Pelo Fogo
13. O Uso de Espiões
Resumo
Capítulo 1 - Estimativa
O primeiro capítulo de A Arte da Guerra trata da estratégia. Tratando das operações militares, A Arte da Guerra impõe cinco aspectos determinantes antes de qualquer ação: 1 – O Caminho, 2 - O Clima, 3 – O Terreno, 4 - A Liderança e 5 - A Disciplina.
O trato com os aspectos é sempre determinado pelo caminho religioso e os líderes são muito citados. Neste contexto, O Caminho não se trata de uma estrada, por exemplo, mas, de como o governo se comporta para que tenha o apoio da população. Sun Tzu fala assim do Caminho: "induz o povo a ter o mesmo objetivo que os líderes". Na questão do Clima, existe a mesma congruencia entre a ação e o povo. É preciso manter o povo produzindo no tempo correto e montar as estratégias de guerra que não ocorram em momentos onde o Clima possa ser o pior inimigo. A avaliação do terreno é fundamental para que o caminhar das tropas não sejam em vão, ou perdidos. É necessário ter a colaboração de guias que conheçam bem a área, para não perder tempo. A Liderança é tratada com rigor e sempre voltada pelo tradicionalismo religioso. São características de um Líder: a inteligência, a confiabilidade, a humanidade, a coragem e a austeridade. A Disciplina é o ponto de apoio organizacional.