Tenologias
Contribuição: Douglas Rodrigues - Universo Racionalista
Parte do prazer de assistir ficção científica é ver todos os brinquedos legais, e imaginar como seria se eles existissem no mundo real. E muitos dos gadgets legais da ficção científica se tornaram realidade, incluindo os PADDs e comunicadores de Star Trek.
Mas a triste verdade é que muitas das tecnologias mais fantásticas da ficção científica são fantásticas por um motivo – elas nunca poderiam existir de verdade. Eis aqui as 10 tecnologias mais sensacionais que nunca irão existir na vida real.
1. Sabres de luz
Além da inviabilidade óbvia desta arma – sem falar de quão perigoso seria ter uma dessas por perto – os sabres de luz de Star Wars muito provavelmente nunca existirão. O primeiro desafio de engenharia seria encontrar uma maneira de parar o feixe de luz a cerca de 60 cm da fonte. A luz simplesmente não funciona assim, a menos que exista algo para obstrui-la ou absorvê-la. Além disso, um feixe altamente concentrado de luz não seria capaz de cortar materiais, ou apresentar resistência quando estivesse golpeando outro sabre de luz. Portanto, assumindo que isso não é na verdade um sabre de “luz”, mas sim algum tipo de sabre de “raio de plasma” (um que esta disponível em uma deliciosa variedade de cores), mas o calor intenso iria provavelmente derreter a empunhadura – e consequentemente fritaria o Padawan. Há também a fonte de energia para levar em consideração; essas coisas são bem poderosas, refletindo lasers e cortando paredes sólidas de metal, então eles iria exigir algo substancialmente mais poderoso do que um par de pilhas AA. Uma fonte de energia tão pequena, portátil e poderosa não existe e nem pode existir.
2. Teletransporte humano
Uma coisa básica do universo Star Trek é a capacidade de teletransportar humanos de um local para outro. Segundo as lendas, Gene Roddenberry veio com essa ideia como uma alternativa para evitar filmar cenas