Figado, pancreas e ba
Localiza-se na porção superior direita do abdômen, no hipocôndrio direito, abaixo do Músculo Diafragma, lateralmente ao estômago, acima do pâncreas e anteriormente a vesícula biliar. Além do mais, a margem inferior do lobo direito do fígado apresenta um íntimo contato com o intestino grosso.
Possui um Importante papel no metabolismo dos carboidratos, lipídeos e proteínas, elaboração e secreção da bile, além de outras funções.
É a mais volumosa de todas as vísceras, pesa cerca de 1,5 kg no homem adulto, e na mulher adulta entre 1,2 e 1,4 kg, Sua coloração é vermelho-escuro, possui superfície lisa e recoberta por uma cápsula própria.
O fígado apresenta duas faces: diafragmática e visceral.
A face visceral (postero inferior) é irregularmente côncava pela presença de impressões viscerais (voltada para baixo)
O fígado é dividido em lobos.
A face diaframática (ântero superior) é convexa e lisa relacionando-se com a cúpula diafragmática (voltada para cima).
Apresenta um lobo direito e um lobo esquerdo, sendo o direito pelo menos duas vezes maior que o esquedo. A divisão dos lobos é estabelecida pelo ligamento falciforme. Na extremidade desse ligamento encontramos um cordão fibroso resultante da obliteração da veia umbilical, conhecido como ligamento redondo do fígado.
[pic]
A face visceral é subdividida em 4 lobos (direito, esquerdo, quadrado e caudado) pela presença de depressões em sua área central, que no conjunto se compõem formando um "H", com 2 ramos antero-posteriores e um tranversal que os une. Embora o lobo direito seja considerado por muitos anatomistas como incluindo o lobo quadrado (inferior) e o lobo caudado (posterior) com