RELATORIO DE BIOQUIMICA
Teixeira de Freitas - BA
2013
CLESYA VIEIRA
JULIANA ALVES
PRATICA 1: DOSAGEM DE GLICOSE
Trabalho apresentado como parte das exigências da disciplina de Bioquímica Clinica, 6º semestre do curso de Biomedicina á professora Gislaine Coelho.
Teixeira de Freitas - BA
2013
1. INTRODUÇÃO
A glicose é considerada o carboidrato mais importante para os sistemas biológicos, pois é a fonte primária de energia para as células. A glicose é o produto final de muitos nutrientes ingeridos pelo organismo. Sendo assim a dosagem da glicose sanguínea é o teste bioquímico mais realizado em laboratório ajuda na descoberta de anomalias no metabolismo de carboidratos, na avaliação da Diabetes melitus, na mediação das concentrações de insulina.
A regulação da glicose é feita no pâncreas nas ilhotas Alfa (α) e Beta (β) sendo que quando os níveis de glicose estão altos o pâncreas libera insulina para que seja feita sua quebra e eliminação em forma de energia; quando os níveis estão baixos o pâncreas libera glucagon para que a glicose seja transformada em glicogênio no fígado.
A glicose em nível normal além de proporcionar a quantidade de energia necessária ao organismo, também previne problemas renais, nervosos e oculares. A glicose pode retardar problemas como derrame, doenças cardíacas, problemas nas artérias e diabetes.
2. OBJETIVOS
Dosagem de glicose sérica
3. MATERIAS
-Soro;
- Espectrofotômetro capaz de medir a absorvância em 505nm;
- Tubos de ensaio;
- Pipetas graduadas
- Pipetas semi-automaticas
- Estufa para banho-maria;
- Centrífuga;
- Reagentes e solução padrão de glicose
- Água destilada;
- Luvas;
- cubetas para espectrofotômetro.
4. METODOLOGIA
Enzimático colorimétrico
Ao adicionar-se glicose em uma solução tampão de fosfatos, contendo p-Hidroxibenzoato, 4-Aminoantipirina (4-AAP), Glicose Oxidase e