4 Relat Rio Bioquimica
Caracterização de proteínas pelo método de biureto
Franciele Tronquim - RA 20141321
Mirella Marçal - RA 20141994
Miriã Frez - RA 20141593
2° Semestre Nutrição – FAM
2014
Introdução
As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e compõe 50% ou mais de seu peso seco. São encontradas em todas as partes de todas as células, uma vez que são fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e função celulares.
Pertencem à classe dos peptídeos, pois são formadas por aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amino (-NH 2 ) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) de outro aminoácido, e é obtida por exclusão de uma molécula de água.São os constituintes básicos da vida: tanto que seu nome deriva da palavra grega "proteios",que significa "em primeiro lugar". Nos animais, as proteínas correspondem a cerca de 80% do peso dos músculos desidratados, cerca de 70% da pele e 90% do sangue seco. Mesmo nos vegetais as proteínas estão presentes. A importância das proteínas, entretanto, está relacionada com suas funções no organismo, e não com sua quantidade.
Devido às ligações peptídicas e à presença de diferentes aminoácidos, as proteínas reagem com uma variedade de reagentes, formando produtos coloridos.
A reação de biureto é detectar a presença de ligações peptidicas, dando positiva para proteínas e peptidios com três ou mais resíduos de aminoácidos. A reação é também positiva para substâncias que contém 2 carbonilas ligadas diretamente ou através de um único átomo de carbono ou nitrogênio.
Os compostos com duas ou mais ligações peptídicas atingem uma coloração violeta quando submetidos à uma solução diluída de sulfato de cobre em meio alcalino, a intensidade de cor varia com a concentração de proteínas.
Objetivo
Caracterizar as proteínas presentes nas substâncias estudadas