trigliceridemia
Print version ISSN 1676-2444
J. Bras. Patol. Med. Lab. vol.46 no.1 Rio de Janeiro Feb. 2010 http://dx.doi.org/10.1590/S1676-24442010000100003 MEDICINA LABORATORIAL
ARTIGO ORIGINAL Perfis antropométrico, lipídico e glicêmico em adolescentes de uma instituição filantrópica no noroeste do Paraná Anthropometric, lipids and blood glucose profiles in adolescents of a philanthropic institution in the northwest Paraná
Anderson da Silva HonoratoI; Érika BandoII; Taqueco Teruya UchimuraIII; Miguel Machinski JuniorIV
IMestrando do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Maringá (UEM)
IIFarmacêutica-bioquímica do Laboratório de Toxicologia da UEM
IIIProfessora associada do Departamento de Enfermagem da UEM
IVProfessor associado da disciplina de Toxicologia do Departamento de Ciências Básicas da Saúde da UEM
Endereço para correspondência
RESUMO
INTRODUÇÃO: A obesidade na adolescência é um fator preditivo da obesidade no adulto. A prevalência em crianças e adolescentes tem aumentado na maior parte dos países e tem-se traduzido em um dos mais significativos problemas nutricionais da atualidade.
OBJETIVOS: Este estudo teve por objetivo verificar os perfis antropométrico, lipídico e glicêmico em adolescentes de baixo nível socioeconômico de uma instituição filantrópica no noroeste do Paraná.
MATERIAL E MÉTODOS: A população estudada foi composta por 92 adolescentes, com idade entre 10 e 17 anos. Foi utilizado o índice de massa corporal (IMC) para verificar o estado nutricional dos adolescentes, considerando normal 24,9 kg/m2 e sobrepeso > 25 kg/m2. A razão cintura-quadril (RCQ) foi mensurada por meio do quociente da cintura pelo quadril, e as concentrações de glicose, triglicerídeos, colesterol total, frações HDL-C, LDL-C e VLDL-C foram determinadas segundo o método enzimático colorimétrico.
RESULTADOS: Encontraram-se 9,79% de sobrepeso nos