Resenha
Afinal, o que é motivação?
“A motivação é uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de um indivíduo.” (Gabriela Cabral, Brasil Escola)
O homem sempre terá uma nova etapa a ser atingida para que se sinta realizado completamente e isso o motiva a continuar buscando satisfazer suas necessidades, e tratando-se de clima organizacional muitos são os fatoras que estimulam a descoberta da motivação interior. Mesmo com a existência de várias teorias motivacionais, cada indivíduo tem seu processo motivacional, é um fator intrínseco.
E quando não se consegue estar motivado no ambiente de trabalho? E quando os fatores extrínsecos não contribuem para o bem-estar pessoal? Aí ocorre uma tensão, conhecida como stress.
Stress no ambiente de trabalho pode ser conceituado como as manifestações psicoorgânicas de desequilíbrio, descompensação ou perda da homeostase que ocorrem quando a experiência, ou a percepção de clima organizacional se torna desfavorável combinando, obviamente, vários fatores e dimensões. (COELHO, Cristina Lúcia Maia. Clima organizacional e stress numa empresa de comércio varejista, volume 4, número 1, janeiro – julho, 2004, p. 21)
Deste modo, o stress pode ser definido como uma situação psicológica ou física que pressiona as pessoas de tal forma que esta situação gera uma grande tensão. Porém pode ter um lado positivo.
Podemos relacionar a motivação com stress considerando tanto o lado negativo quanto o positivo. Quanto ao primeiro, uma pessoa pode estar tão tensa que já não consegue sentir-se motivado. Já em relação ao segundo, procura livrar-se desse “mal” e sente-se mais motivado ainda.
Concluirmos então que motivação e stress podem andar juntos, contribuindo positivamente ou negativamente para o ciclo organizacional.
Referências
CABRAL, Gabriela. Motivação. Disponível em: