Metodologia da pesquisa
Fundação Escola Superior do Ministério Público Conhecimento Científico
Conhecimento Científico
Caroline Leal Goulart e Camila Armborst Rodrigues
Metodologia da Pesquisa
Dra. Flávia Clarici Mädche
2012/2
Porto Alegre, RS, 29 de Agosto de 2012.
Conhecimento Científico
O homem é um ser que faz questionamentos existenciais e que tem que interpretar a si mesmo e ao mundo em que vive, atribuindo-lhes significados. Ele cria representações significativas da realidade, as quais chamamos conhecimento. O conhecimento, dependendo da forma pela qual se chega a essa representação, pode ser classificado em diversos tipos como, por exemplo, mítico, ordinário, dogmático e científico.
O conhecimento científico é o que é produzido a partir de uma investigação científica, através de seus métodos. Surge não apenas da necessidade de encontrar soluções para problemas de ordem prática da vida diária, mas do desejo de fornecer explicações sitemáticas que possam ser testadas e criticadas através de provas empíricas.
Quando o homem sai de uma posição meramente passiva, de testemunha dos fenômenos, sem poder de ação ou controle dos mesmos, para uma atitude racionalista e lógica, que busca entender o mundo através de questionamentos, é que surge a necessidade de se propor um conjunto de métodos que funcionem como uma ferramenta adequada para essa investigação e compreensão do mundo que o cerca. O homem quer ir além da realidade imediatamente percebida e lançar princípios explicativos que sirvam de base para a organização e classificação que caracteriza o conhecimento. E desses métodos desenvolvidos a partir desses questionamentos, obtem-se enunciados, teorias e leis que explicam as condições que determinam a ocorrência dos fatos e fenômenos associados a um problema, sendo possível fazer predições sobre esses fenômenose construir um corpo de novos enunciados, ou leis e teorias, fundamentados na verificação dessas predições, e na correspondência