Tenologia
Etapa 1 Passo3
a)Mudança Organizacional
É um processo de modificar a ordem existente, com o intuito de melhorar a eficiência da empresa, a nível de alcance de seus objetivos. De acordo com Chiavenato (2000, pag. 447) mudança implica ruptura, transformação, perturbação, interrupção.
Em tempos modernos onde a exigência para satisfazer o bom atendimento ao cliente se torna cada vez mais difícil de se atingir, as organizações vêem a necessidade de acompanhar as mudanças mercadológicas quase que continuamente, para criar um diferencial competitivo maximizando a qualidade de seu produto/serviço e a minimizar seus custos operacionais.
As empresas que tem o cuidado com a preservação do meio ambiente, que apóiam projetos sociais, que adotam e ajudam instituições beneficentes, entre outras ações, vem conquistando os mercados: local e internacional, pois com esses cuidados fundamentais os consumidores valorizam mais os produtos dessas empresas pelas atuações socialmente responsáveis.
b)Paradigmas
O termo “paradigma” serve para indicar modelos ou padrões, que servem como marcos de referencia, para explicar às pessoas como lidar com diferentes situações e ajudá-las nisso ( Maximiano, 2008, p 19).
Paradigmas são as teorias dominantes num determinado período, têm função normativa, porque postulam o que é ou não possível e também estabelecem noções a respeito de como o mundo é formado e do seu funcionamento.
c)Quebra de Paradigma
Quando o paradigma oferece uma visão acerca do mundo e também um conjunto de problemas para serem resolvidos, contudo, quando muitas questões surgem e já não são solucionadas pelo paradigma vigente, a teoria entra em crise e dá início a uma revolução e a um novo paradigma. Uma mudança, em geral, implica reajustar crenças, incorporando nova perspectiva com base em um novo conhecimento adquirido e não, numa transformação radical. As mudanças organizacionais são respostas às necessidades humanas e tecnológicas que como