Tendências pedagógicas
PARANÁ
PROFESSORA VANIA MARIA ALVES
ROBERTO MANOEL GONÇALVES LINS
T/ENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
PALMAS – PR
2010
Tendências Pedagógicas
As diferentes tendências pedagógicas da didática têm como objetivo encontrar relações sociais para que a própria sociedade possa aprimorar a aprendizagem, discutindo a posição e a função de professores e alunos na sala de aula enquanto protagonistas deste modo de organização social.
Para cada período histórico, para cada método de organização do trabalho e da sociedade surgem idéias que aperfeiçoam o modo de ensino em todo o mundo, algumas com maiores influências do que outras. Para que cada tendência pudesse ter sido implementada em seu devido tempo, vários e vários autores, pedagogos, psicólogos, estudiosos, filósofos, etc., se manifestaram para propor idéias e estudos a fim de executar seus planos de ensino. Alguns foram mais aceitos, outros menos e outros com certeza não foram aceitos. Exemplificamos apenas alguns desses vários personagens que interferiram de uma maneira ou de outra nos métodos de aprendizagem ao longo dos séculos de educação mundial.
Determinamos algumas características desses personagens, de suas idéias e das tendências que se destacaram acima das demais. As tendências pedagógicas são divididas em dois grandes grupos: Liberal e Progressiva.
Tendência Pedagógica Liberal Tradicional:
A pedagogia tradicional teve origem em um período histórico em que o modo de organização da sociedade exigia que as pessoas tivessem alfabetização e conhecimentos sobre todas as coisas para que pudessem ascender a posições de grau mais elevado, mas mesmo com tais conhecimentos, o domínio dos nobres e burgueses era constante.
Alcançou efetiva atuação com orientações clássico-humanista ou humano-científica até o ano de 1759 nas escolas religiosas e com o monopólio jesuítico, além de sua extensão até 1930, por conta das escolas leigas.