Tendências Pedagogicas
pedagógicas
Tendência liberal tradicional
Papel da escola- A atuação da escola consiste em preparar o aluno moral e intelectualmente. A forma que o conteúdo é passado é a mesma para todos os alunos, não levando em consideração que alguns alunos tem uma forma diferente de assimilação. E os alunos que não conseguem acompanhar o desenvolvimento do conteúdo devem se esforçar mais ou procurar algo profissionalizante.
Conteúdo de ensino- O conteúdo passado para os alunos são conhecimentos e valores sociais das gerações adultas. Esses conhecimentos são passados como verdades absolutas, são passados com objetivo de que o aluno reproduza os valores sociais.
Métodos de ensino- Os métodos adotados baseiam-se na repetição dos conteúdos e dão ênfase ao exercícios e a memorização de fórmulas.
Relacionamento professor-aluno - Predomina autoridade do professor, os alunos não podem dar opiniões e nem manter nenhum tipo de relacionamento entre eles durante as aulas.
Pressuposto de aprendizagem- Usam a ideia de que ensinar consiste em repassar conhecimento e que crianças tem a mesma capacidade de assimilação de um adulto, apenas menos desenvolvida. Os problemas dr logica são desenvolvidos por adultos, sem levar em conta características da idade.
Manifestação na pratica escolar- A prática da pedagogia liberal tradicional ainda é viva em escolas religiosas e leigas.
Tendência liberal progressivista
Papel da escola- O objetivo é adequar as necessidades individuais ao meio social, com isso a forma de organização visa retratar, o maximo possível, a vida cotidiana.
Conteúdo de ensino- Como o conhecimento é resultado da ação que parte dos interesses e das necessidade do cotidiano, os conteúdos são montados em função das experiências vivenciadas frente a desafios cognitivos. Portanto, da-se mais valor a conteúdos problemáticos e cognitivos, do que a conteúdos racionais.
Método de ensino- Valorizam tentativas