Organelas celulares eucariontes
ORGANELAS CELULARES EUCARIONTES Todos os seres vivos são constituídos por células que podem ser de dois tipos básicos: procariontes e eucariontes. As Células eucariontes apresentam duas partes bem distintas, o citoplasma e o núcleo, entre as quais as moléculas transitam nos dois sentidos. São maiores do que as células procariontes e de estrutura muito mais complexa. A riqueza em membranas das células eucariontes é a sua característica mais importante.
Descrição das organelas:
Citoplasma
É o espaço entre a membrana plasmático e o núcleo. Esse espaço não é vazio, mas preenchido por uma substância viscosa chamada citosol ou hialoplasma, onde estão mergulhadas as organelas citoplasmáticas. No citosol encontram-se moléculas de água e diversos íons, aminoácidos e enzimas, que têm papel na síntese e degradação de carboidratos, ácidos graxos e outras substâncias. Também estão contidos no citosol monômeros de proteína que são construtores de estruturas como microtúbulos e filamentos de actina (componentes do citoesqueleto, que dá forma às células eucariontes, participa dos movimentos celulares e mantém as organelas em seus respectivos lugares).
Membrana plasmática
Separa o citoplasma do meio extracelular e apresenta permeabilidade seletiva, ou seja, ela tem papel fundamental para o equilíbrio químico da célula.
Mitocôndria
Estão presentes essencialmente em todas as células eucarióticas, elas são alongadas ou esféricas e revestidas por dupla membrana lipoproteica A sua função é a de respiração celular aeróbica, obtendo energia através da degradação da glicose.
Ribossomos
Os ribossomos são pequenas granulações presentes no citoplasma da célula e também na parte superficial do retículo endoplasmático, formando o retículo endoplasmático rugoso (granular). A sua principal função é atuar na síntese das proteínas. Como a célula necessita de muita proteína para se desenvolver,