microbiologia
- a dupla membrana, sendo a interna semelhante aos mesossomos (dobras membranosas de bactérias, ricas em enzimas respiratórias);
- o pequeno tamanho dos ribossomos, semelhantes aos de procariotos, e diferenciados aos encontrados no hialoplasma da mesma célula eucarionte;
- e a presença de DNA circular.
Portanto, supõe-se que por volta de 2,5 bilhões de anos, células procarióticas teriam fagocitado, sem digestão, arqueobactérias capazes de realizar respiração aeróbia, disponibilizando energia para a célula hospedeira, garantindo alimento e proteção (uma relação harmônica de dependência).
BIOLOGIA CELULAR, As mitocôndrias estão imersas no citosol, entre as diversas bolsas e filamentos que preenchem o citoplasma das células eucariontes. Elas são verdadeiras “casas de força” das células, pois produzem energia para todas as atividades celulares.
BIOLOGIA MOLECULAR, A mitocôndria é um dos mais importantes organelos celulares. Tendo como função a liberação de energia, a mitocôndria se faz presente em células do sistema nervoso e no coração, pois elas apresentam uma demanda maior de energia.
ESTRUTURA MORFOLOGICA
Qualquer mitocôndria é formada por duas unidades de membrana separadas por um espaço intermembranoso, cada qual com funções e proteínas diferentes associadas à sua bicamada lipídica. A membrana interna emite numerosas cristas para o interior da organela, aumentando substancialmente a sua superfície.
BIOTECNOLOGIA, No início da última década, o DNA mitocondrial, molécula de DNA extra-nuclear presente apenas nas mitocôndrias, passou a fazer parte do arsenal biotecnológico utilizado para a identificação humana. O DNA mitocondrial é uma herança exclusivamente materna.
Existem teorias (endossimbiótica) a cerca da origem das mitocôndrias, que