Sumo de Robo
UNIVERSIDADE PAULISTA
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2012
INTRODUÇÃO
A origem do sumô confunde-se com a origem mitológica do Japão. Há uma lenda que nos tempos míticos, os deuses lutavam entre si. O sumô não era apenas um esporte, mas uma forma de prever se as colheitas seriam boas através das intenções dos deuses. Relacionado aos cultos animistas, o sumô manteve a forma e adquiriu regras para se desenvolver, sem perder as características iniciais (Nagaoka, 2005).
A luta de sumô é sem dúvida um esporte muito popular no Japão. Acredita-se que a origem deste esporte é superior a 2000 anos, e está relacionada aos rituais de colheita.
Segundo Iwata, 2007 ao contrário de outras lutas corporais, como o boxe, a luta livre, e mesmo o judô, os quais mudaram suas regras e colocam os lutadores em diferentes categorias dependendo do peso, o sumô conserva, desde o começo de sua história, o regulamento que não separa os lutadores por peso (Figura 1).
Figura 01 – Lutadores de sumô
É verdade que estas regras sobre uma luta a ser decidida em um espaço tão pequeno deu chances para que um lutador pequeno, mais leve, e com mais golpes, derrotasse o lutador maior, mesmo um yokozuna, o grande campeão. Mas, apesar de que tais vitórias aconteçam até que com alguma freqüência, elas não acontecem com suficiente freqüência, porque em todas as lutas de corpo-a-corpo, o peso do corpo do lutador geralmente funciona mais do que as habilidades e conhecimento de golpes. Por exemplo, nós sabemos empiricamente que quando dois lutadores com o mesmo nível técnico se encontram, o que for mais pesado provavelmente ganhará a luta. Ou quando o lutador tiver aproximadamente 20 kg mais do que seu oponente, ele ganhará quase todas às vezes, porque a diferença substancial do peso certamente funciona neste caso. Devido a tudo isto, a busca de possíveis lutadores pesados tem sido um esforço tradicional para todos os treinadores de sumô no Japão (Iwata, 2007).
O