robo de sumo
RESUMO Este artigo descreve o projeto em desenvolvimento pela equipe (x), o robô de mini sumô . Este projeto tem por objetivo produzir conhecimento prático acerca de robótica autônoma, fazendo com que os alunos envolvidos busquem novos aprendizados na área da engenharia e dêem um primeiro passo no desenvolvimento de tecnologias e produtos comercialmente viáveis.
2013
1.1 Introdução
Robô autônomo é um robô capaz de desempenhar determinadas funções sem interferência humana. Existem diversos tipos de robôs autônomos na indústria, mas os mais sonhados são, talvez, os humanóides (robôs com características humanas).
O mundo dos robôs exerce um enorme fascínio sobre todos. As pessoas sentem- se atraídas pela tecnologia, sonham com o conforto que tudo isso pode trazer. Nas últimas décadas o salto tecnológico foi muito grande, mas a realidade fantástica produzida por muitos filmes e livros que tratam do assunto (com robôs totalmente autônomos existindo em meio à sociedade) .
Para desenvolver um robô autônomo fazem-se necessárias pesquisas sobre inteligência artificial (que permite ao robô a tomada de decisões), mecânica e materiais que permitem dar forma e movimento ao robô e sobre os mais diversos tipos de sensores, que permitem que o robô “sinta” o que acontece ao seu redor. O sumô de robôs é uma forma de dar início ao desenvolvimento desse tipo de tecnologia tão vislumbrada por muitos e que avança a cada dia.
A ideia de automação surgiu por volta do século XV, na Itália, com Leonardo da Vinci, quando ele projetou um carro capaz de fazer um trajeto pré-definido de forma automática, mas foi no século XVIII que houve um grande avanço, no período conhecido por Revolução Industrial. Esse