Tendências do Varejo - Parte I
Por Allynson Lymer – 25 de Maio de 2014.
O varejo tem se demonstrado de suma importância para o crescimento da economia e vem passando por grandes transformações nos últimos anos. Estas transformações estão diretamente ligadas ao comportamento do (novo) consumidor. Antigamente, haviam poucas empresas, poucas marcas e um mix pouco variado de produtos que conseguiam atender as expectativas da grande maioria dos consumidores. Entretanto, o consumidor contemporâneo, acompanhando as grandes mudanças da economia, tecnologia e globalização, tem se demonstrado muito mais exigentes em diversos aspectos, exigindo produtos mais personalizados, melhor atendimento, qualidade e uma experiência mais significativa de compra.
No Brasil, mais especificamente, temos a ascensão da classe C, uma dezena de milhares de novos consumidores, ávidos por comprarem os produtos que antes eram inacessíveis, fator que fomenta ainda mais o varejo. Não podemos deixar de citar também o grande impacto da nova geração, conhecida como Y, nascidos depois dos anos 80, geração esta que tem características e processos decisórios completamente diferentes das gerações anteriores, lembrando que esta geração nas próximas décadas será a grande maioria do mercado consumidor.
E neste cenário, quais são as tendências para o mercado de varejo?
De acordo com Bernardino e Kotler, as principais tendências apontadas que virão a moldar as relações de varejo são:
Formatos e composições de varejo, refere-se a tendência da integração de diversos negócios em um mesmo espaço/ambiente. Um fator decisivo para esta tendência é a falta de tempo dos consumidores que buscam satisfazer um numero maior de necessidades em menor tempo e em um mesmo espaço. Como exemplo, podemos citar algumas vídeo-locadoras, que não só locam filmes, mas oferecem alimentos, bebidas, livros, alimentos, etc.
Era eletrônica, com a rápida disseminação de novas tecnologias e estas cada vez