Pesquiza de marketing
É o marketing na era de um consumidor cada vez mais colaborativo, usuário de mídias sociais, engajado em questões socioambientais e ligado a valores culturais e espirituais. Não há como negar que é a leitura do momento atual e que este momento marca o início de um ciclo que vai modificar os hábitos de consumo da população.
O varejo se engaja a essa idéia, uma vez que, dentre as atividades produtivas, talvez as suas sejam as que imprimem mudanças mais rápidas por lidar diariamente com o consumidor. Surge, então, o Varejo 3.0.
Os produtos hoje são muito pouco diferenciados e canibalizam uns aos outros dentro ainda de uma proposta de excessos e massificação da produção e das vendas. O varejo 3.0 pode tratar de selecionar produtos com compromisso socioambiental ligado a uma causa que motive os clientes de uma loja a adquiri-los.
O consumidor já aprendeu que preço baixo nem sempre é sinal de economia. O barato pode sair caro para o cliente de uma loja, e essa má experiência é diretamente associada ao local onde a venda se realizou. Oferecer produtos que não estejam alinhados com as crenças destes clientes pode sair mais caro ainda, na era do Varejo 3.0.
A comunicação de varejo vai se constituir de vez como uma comunicação interativa, e o meio ideal para dar e buscar informações são as redes sociais. Aliás, no Varejo 3.0 a comunicação não se limita a informações; vai além, possibilita a troca de conhecimentos com a finalidade de gerar sabedoria e disseminá-la pela rede.
Já