TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
História da Matemática
A História da Matemática, é uma tendência da Educação Matemática bastante interessante. Ela permite compreender a origem das idéias que deram forma à cultura e observar também os aspectos humanos do seu desenvolvimento, como por exemplo, os homens que criaram essas idéias e estudar as circunstâncias em que elas se desenvolveram.
Existem propostas de que a História da Matemática ministrada nas escolas deve ser a contada nos livros de “História da Matemática”. Existem ainda, correntes que definem que essa História da Matemática foi contada por matemáticos, e o correto deveria ser a contada por historiador. Há também a metodologia de que no espaço escolar não se deve apresentar a História da Matemática, mas que a mesma deve ser construída a partir da formulação dos conceitos.
De qualquer forma, é nítido que a História é um valioso instrumento para o ensino-aprendizagem da Matemática. Por ela, pode-se entender porque conceito foi introduzido na Matemática e que, na verdade, ele sempre foi algo natural no seu momento. Permite também estabelecer conexões com a História, a Filosofia, a Geografia e várias outras manifestações da cultura.
A História da Matemática possibilita o educando entender a Matemática como um conhecimento em construção, com erros e acertos e não com verdades absolutas de forma acabada e elegante. A História da Matemática ainda apresentase importante para reforçar o caráter dinâmico do conhecimento matemático e, assim, permitir que os educandos realizem conexões entre os conhecimentos. A ênfase ao contexto histórico atua como uma proposta metodológica que, entre outros objetivos, motiva o educando a descobrir a origem dos conceitos e métodos que aprenderá em sala de aula, possibilitando-lhe, dessa forma, relacionar as idéias matemáticas vistas em sala de aula com suas origens na sociedade.
Etnomatemática
Etnomatemática é um programa de pesquisa em