Logistica
O transporte intermodal requer um tráfego misto ou múltiplo, envolvendo mais de uma ou várias modalidades de transporte, e serve para ir em locais de difícil acesso. O meio em que se dá o transporte é que influencia o tipo de veículo a ser usado e este meio que se da o nome de modal. O meio de transporte ou modal pode ser:
Por água - usando navios, barcaças ou barcos; por ar – aviões ou helicópteros e por terra – através de trens ferroviários, caminhões rodoviários, duto vias ou correias transportadoras.
As transferências de mercadorias ou pessoas podem ser intra ou intermodais, sendo diferentes entre si e não exclusivas. A transferência intramodal é feita entre diferentes veículos pertencentes a um mesmo modal, como por exemplo:a transferência de um baú de um caminhão para o outro. Segundo Muller (1995, p.2):
Usualmente, a transferência intramodal é, operacionalmente, mais simples de ser feita.
Porque os veículos são similares. Já o transporte intermodal envolve a transferência de
Uma carga única entre diferentes veículos em diferentes modais e tem por vantagem
Aproveitar o que de melhor cada modal pode oferecer com o objetivo de aumentar a
Eficiência no processo de transporte e reduzir custos enquanto oferece um serviço
Bastante competitivo.
A expressão transporte intermodal é o processo de se transporta a cargas de origem ao destino, utilizando dois ou mais diferentes modais, de tal modo que todas as etapas de transporte, incluindo a troca de informações, sempre eficiente e conectada e muito bem coordenadas oferecendo acessibilidade para quem as usa. De acordo com este conceito, a troca entre modais é considerada contínua e parte do processo logístico integrado. Segundo Wood e Johnson (1993, p.4), “... acredita-se que a maioria dos usuários de serviço de frete façam suas escolhas de transporte como uma parte do processo logístico ou da estratégia de distribuição física”.
A intermodalidade, dependendo a ótica que é