Diretrizes curriculares de matemática dimensão histórica da disciplina
DIMENSÃO HISTÓRICA DA DISCIPLINA
Por volta dos séculos IX e VIII a.C a matemática começa na Babilônia, onde os mesmos acumulavam registros do que hoje pode ser considerado como álgebra elementar. Foram os primeiros a terem noções sobre a física e geometria, a comparação das formas, tamanhos e quantidades. Como conhecimento, a Matemática surgiu mais tarde na Grécia, onde os gregos organizaram um conjunto de regras princípios lógicos e exatidão de resultados, com os seguidores de Pitágoras surgiram os primeiros debates a respeito da importância e o papel da Matemática no ensino e na formação das pessoas.
Os platônicos via a matemática como uma forma de instigar o pensamento do homem, essa concepção fundamentou as interpretações e o pensamento matemático de tal forma que influencia no ensino de Matemática até hoje.
Quando a educação grega começa a valorizar o ensino da leitura e da escrita na formação dos filhos da aristocracia, a matemática entra no contexto educacional como forma de encontrar respostas à própria existência humana e a existência de uma ordem universal e imutável, tanto na natureza como na sociedade. o século XVII d.C. aconteceu a sistematização das matemáticas estáticas desenvolveram-se a aritmética, a geometria, a álgebra e a trigonometria. os sofistas visavam formar o homem político, que, pela retórica, deveria dominar a arte da persuasão. Com eles a Matemática se popularizou e foi inclusa de forma regular nos círculos de estudos.
Quando foi criada a biblioteca de Alexandria grandes sábios da época eram ligados a esta instituição, dentre eles o grego Euclides. Euclides apresenta em sua obra a base do conhecimento matemático por meio dos axiomas e postulados, contempla a geometria plana, teoria das proporções aplicadas às grandezas em geral, geometria de figuras semelhantes, a teoria dos números incomensuráveis e esteriometria – que estuda as relações métricas da pirâmide, do prisma, do cone e do